MAIS RECURSOS PARA CIDADES APÓS AS CHUVAS

As cidades do Espírito Santo mais atingidas pelas chuvas do mês de dezembro, devem receber novos recursos do Governo Federal para reconstrução após os estragos causados pela força das águas. Em uma reunião realizada ontem (09) em Brasília, onde o prefeito Leonardo Deptulski esteve presente, junto ao governador Renato Casagrande, prefeitos capixabas, deputados, senadores e representante dos ministérios, o Governo Federal anunciou uma liberação de mais R$152 milhões para obras de recuperação no Espírito Santo. A informação foi dada pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

17 de janeiro de 2014 às 00h00.

Os R$ 152 milhões serão usados para infraestrutura urbana, reconstrução de pontes e casas pelo programa federal Minha Casa Minha Vida. Segundo a ministra do Planejamento, dos R$ 152 milhões a serem liberados de imediato, R$ 72 milhões serão utilizados para construir casas para 1,5 mil famílias desabrigadas. Outros R$ 80 milhões servirão para obras de infraestrutura como recuperação de estradas, pontes e da área urbana.

Segundo Leonardo, já houve um pedido ao governador Renato Casagrande de que pelo menos 100 novas habitações do Programa minha Casa Minha vida sejam destinadas ao município. As casas seriam construídas no interior e na sede, e beneficiariam famílias que prederam com as chuvas, o único imóvel que possuíam.

“Já existe uma portaria do Governo Federal que isentará essas famílias do pagamento de parcelas dessas moradias. Para isso, essa família deve estar dentro dos critérios do programa de moradia, isso já é uma possibilidade concreta para trabalharmos na questão da recuperação da habitação das pessoas que perderam suas casas”, afirmou Leonardo.

Além do valor anunciado na reunião de ontem, Colatina receberá ainda um repasse de R$ 472 mil reais para ações da Defesa Civil. A verba é para dar respostas a questões emergenciais, como habitação, hora máquina para desobstruir estradas e retirada de lixos e entulhos, além do pagamento do aluguel social.

Durante a reunião os municípios ainda colocaram alguns pleitos de projetos que já estão em andamento no Governo Federal, que ficou de analisar a viabilidade de recursos para poder contratar e executar, dentre eles três projetos importantes de Colatina como: macro drenagem do bairro Carlos Germano Nauman, uma obra orçada em R$ 33 milhões de reais; conclusão da canalização do córrego São Silvano, com valor de R$ 2.368.000 de reais e a conclusão do tunnel liner do bairro Maria das Graças, orçada em R$ 992.516 mil reais.

“Essas três obras foram incluídas para que o Governo analise a viabilidade de cada uma e esperamos que na semana que vem, quando deve acontecer aqui no Espírito Santo uma reunião de trabalho entre o Governo Federal e o Estadual, já tenhamos uma negociação para tratar de cada projeto desse”, afirmou Deptulski.