HOMENAGEM AO DR. PERGENTINO DE VASCONCELLOS

Na manhã desta quinta feira, dia 18, faleceu Pergentino de Vasconcellos aos 96 anos, fundador do Centro  Universitário do Espírito Santo ( UNESC) e do Hospital e Maternidade São José, neste município.

Dr. Pergentino – como era mais conhecido – nasceu em 26 de agosto de 1925, no interior do Distrito de Itapina. Tempos depois veio para a sede do município , onde atuou  nas áreas educacional, empresarial, de saúde, na advocacia, no sindicalismo patronal e em filantropia.

Foi casado com a Sra. Ilária Rossi de Vasconcellos  desde 23 de julho de 1949.

Foi Presidente da Câmara Municipal de Colatina ( biênio 1959-1961). Em 1962 elegeu-se simultaneamente para os cargos de vice-prefeito pois era possível a candidatura anexa de vice. Assumiu e concluiu o mandato de Prefeito de Colatina em virtude do afastamento do então Prefeito da época, Sr. Honório Fraga  ( 1963-1967), por motivos de saúde.

Pergentino é avô do Deputado Estadual Renzo Vasconcellos, do Progressistas.

A Câmara Municipal de Colatina se solidariza com parentes e amigos e reconhece o brilhantismo de sua figura, o qual deixou um grande legado em diversos segmentos de nossa cidade.

JOLIMAR BARBOSA DA SILVA

ALEXSANDER PRETTI DOMINGOS

DIRETOR

FONTE DE PESQUISA: HISTÓRIA VIVA DE COLATINA, MACIEL, PAULO ROBERTO, 2004, 1ª EDIÇÃO.

Data de Publicação: quinta-feira, 18 de novembro de 2021